Páginas

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Depoimento verídico: Uma história de amor que fez toda a diferença

Em uma cidade pobre havia uma criança tímida, apática, olhos sempre baixos e tristes: magrela, seu apelido Olívia Palito...
Na escola recusava a ler, nem se expressava, pois ao abrir a boca temiam que todos riam.
Não participava de nada, nem de passeios, muito pouco de brincadeiras, sempre com muita vergonha. No intervalo muitas vezes, funcionários colocavam na porta da Direção, pois tinham medo de machucá-la.
Em casa também apresentava muita timidez e quando chegava alguém estranho se escondia atrás da porta ou até mesmo embaixo da cama.
Qual era seu problema, sua DEFICIÊNCIA?
Ser muito pobre, ter língua presa, muitos irmãos, pai alcoólatra e agressivo...
Muitos professores foram apagados da memória dessa menina, pois foram apenas professores profissionais.
Já outros estão marcados e serão lembrados para sempre no seu coração, pois foram EDUCADORES PROFISSIONAIS, humanos, amorosos, carinhosos e tinham compaixão.
Eles fizeram nascer nessa tímida menina o sonho de ser “professora”.
Um gesto, um toque, um elogio deles era como ganhar um presente do céu. Eles se interessaram em saber a história dessa simples menina, descobriram seus problemas e porque da sua limitação, e foram atrás de ajuda, de um tratamento...
Eles não a abandonaram no fundo da Sala, poderiam ter feito, pois ela não dava nenhum trabalho de disciplina, também não se manifestava para nada... Mas não, eles a amaram e deram importância e prioridade a seu problema.
Se essa menina fosse deixada apenas pelo cuidado de seus pais poderia ter sido semi-analfabeta, talvez?! Pois além de suas condições, havia pais ignorantes pela vida!
Ser professor é muito mais do que aturar os gritos e chatices dos alunos, cumprir todo seu conteúdo, ter uma sala em silêncio, comportados e cadernos lindos...
Ser professor educador requer aprender mais, ser amoroso, enxergar seus alunos com os olhos de amor, “perder” algum tempo de aula escutando eles contarem um pouquinho de si, de seus problemas, se interessar e descobrir a história de cada um, principalmente os “ausentes” (diferentes).
Enfim, dentro dessa menina foi plantada a boa semente, a esperança, o exemplo e ajuda do educador amigo.
        
Hoje esta menina tímida realmente é DIFERENTE, é feliz, pois seu sonho foi realizado, o que parecia impossível, hoje é realidade, ela se tornou a EDUCADORA: Adinalva Araújo Lages.

2 comentários:

  1. Sem palavras, amiga, só o poder de Deus, juntamente com muito amor, dedicação e carinho, podem explicar tudo isso.

    Fique com Deus, parabéns e continue firme.

    Bjs. Claudinéia

    ResponderExcluir
  2. É por essas e outras que ainda devo acreditar que no final, sempre vai valer a pena...uma história que poderia ter dado tudo errado...porém ,Deus lhe deu uma semente em que você não apenas guardou , mas você plantou, cuidou e agora... olha aí os frutos!!
    Vc é muito especial...

    Bjão. Célia Santos

    ResponderExcluir