1 - DINÂMICA: A ÁRVORE DOS
SENTIMENTOS
Ø Objetivo: Esta
atividade levará o professor a conhecer e descobrir os momentos que cada aluno
passou durante as férias e o que estão trazendo de sentimentos dentro de seus
corações para sala de aula. Também mais um meio de poder ajudá-los após
conhecer a história de cada aluno.
Ø Procedimento: O
Professor deverá fazer uma cópia da folha (anexo 1) contendo a árvore para cada
aluno e fazer uma roda de conversa explicar o que quer desta atividade, antes
bater um papo, deixá-los falar livremente e após todos terem se manifestado,
então pedirá a eles que escolham uma palavra que represente os itens abaixo, a
professora também poderá estar escrevendo no quadro negro, ajudando aqueles
alunos que não possuem à escrita convencional.
Ø Após
fazer a árvore individual, o professor apresentará outra árvore em tamanho bem
maior (anexo 2), desenhada em uma cartolina e sem as placas, também distribuirá
para cada aluno algumas folhas (anexo 3) feitas também em cartolina, ou outro
papel que desejar. Pedirá para os alunos escolherem algumas palavras que
escreveram nas placas da árvore para as folhas distribuídas, também para
pintá-las e após isso colarem formando a copa da árvore. (Está árvore deverá
ser anexada no Mural).
ATIVIDADE
– 1:
- (Anexo 1) Escreva dentro da árvore uma palavra que represente (que expressa) um sentimento que você passou nas férias de: lazer – descanso – alegria – brincadeira – família - tristeza – medo – escola – paz – amor – carinho entre outros.
Ø
Fotos: Ver o vídeo anexo da realização desta atividade na página abaixo.
2 - DINÂMICA: O QUE DESEJAMOS
PARA O 2º SEMESTRE
Ø Objetivo: Esta
atividade levará o aluno a conscientizar que a escola pode e deve ser um lugar
de aprendizagens e principalmente de momentos prazerosos. Para isso precisará
da participação e contribuição de todos, principalmente dos alunos.
Ø Procedimento: O
Professor deverá pedir para os alunos dizerem o que podemos fazer para que o 2º
semestre seja de aulas e encontros felizes e prazerosos. Em seguida o professor
deverá ir anotando estas palavras no quadro negro e ir puxando o assunto
conforme preferir. Após a conversa riscar sua mão e a metade do seu braço em
uma cartolina, ou se preferir cortá-la em outra folha e depois colá-la (vale a
imaginação de cada um). Cortar um pedaço de cartolina e distribuir para os
alunos e pedir para que eles contornem a mão e escreva dentro de cada mãozinha
as palavras que falaram na roda de conversa que estão escritas no quadro negro.
Pede para pintá-las e não se esquecer de escrever o nome.
Ø Significado: A mão
do professor representa (raiz e tronco) a sustentação, o equilíbrio a
compreensão... De toda sala de aula, de cada aluno respeitando sua
individualidade. E as mãos dos alunos (a
copa) é que eles fazem parte deste todo, da sala de aula, necessitando também
da colaboração mútua.
ATIVIDADE
– 2:
- Vamos montar um mural com a participação de todos, para isso precisamos usar a nossa própria mão e dentro de cada mãozinha vamos escrever o que podemos fazer para serem momentos de aprendizagens e de alegrias no 2º semestre, ou seja, aulas prazerosas:
Ø Fotos: Ver o vídeo anexo da realização desta atividade na página abaixo.
Ø Sugestão:
O
Trabalho poderá ser encerrado com a leitura do poema abaixo:
A Lenda das
Três Árvores
Num
grande bosque da Ásia Menor, três
árvores
ainda jovens pediram a Deus que lhes desse destinos
importantes e diferentes.
ainda jovens pediram a Deus que lhes desse destinos
importantes e diferentes.
A primeira queria
que sua madeira fosse empregada
no trono do mais alto soberano da terra.
no trono do mais alto soberano da terra.
Depois de
ouvi-la, a segunda pediu para ser usada
na construção do carro que transportaria os tesouros
desse poderoso rei.
na construção do carro que transportaria os tesouros
desse poderoso rei.
E a
terceira desejou ser transformada numa torre,
nos domínios do mesmo rei, para mostrar o caminho do
Céu.
nos domínios do mesmo rei, para mostrar o caminho do
Céu.
Quando terminaram de dizer
suas preces, Deus enviou
à mata um mensageiro seu, para que elas soubessem
que seus pedidos seriam atendidos.
à mata um mensageiro seu, para que elas soubessem
que seus pedidos seriam atendidos.
Passado
muito tempo, quando elas já
estavam
crescidas, vieram alguns lenhadores e derrubaram
as três árvores, deixando muito tristes as árvores
vizinhas.
crescidas, vieram alguns lenhadores e derrubaram
as três árvores, deixando muito tristes as árvores
vizinhas.
Elas foram arrastadas para
fora do bosque.
Perderam seus
galhos, folhas e raízes, mas não
perderam a fé nas promessas do Criador.
perderam a fé nas promessas do Criador.
E se deixaram conduzir,
com paciência e humildade…
Mas elas
jamais podiam imaginar o que veio a
acontecer, depois de muitas viagens!
acontecer, depois de muitas viagens!
A primeira árvore
caiu nas mãos de um criador de
animais, que mandou transformá-la num grande cocho,
para seus carneiros.
animais, que mandou transformá-la num grande cocho,
para seus carneiros.
A segunda foi
comprada por um construtor de barcos.
A terceira foi recolhida à
cela de uma prisão, para
ser aproveitada futuramente.
ser aproveitada futuramente.
As três
árvores, mesmo separadas e em grande
sofrimento, continuaram acreditando nas palavras do
mensageiro celeste.
sofrimento, continuaram acreditando nas palavras do
mensageiro celeste.
No bosque, porém, as
outras plantas haviam perdido
a fé no valor das preces.
a fé no valor das preces.
E elas ficaram surpresas
em saber que, muitos anos
mais tarde, as três árvores foram atendidas em seus
desejos…
mais tarde, as três árvores foram atendidas em seus
desejos…
A primeira foi
forrada com panos singelos e serviu
de berço para Jesus recém-nascido.
de berço para Jesus recém-nascido.
A segunda, na forma de uma
barca de pescadores, foi
usada por Jesus para transmitir, sobre as águas,
belos ensinamentos.
usada por Jesus para transmitir, sobre as águas,
belos ensinamentos.
A terceira árvore,
transformada apressadamente numa
cruz, seguiu junto com o Mestre para o Gólgota.
cruz, seguiu junto com o Mestre para o Gólgota.
Ali, erguida
no alto do monte, ela guardou
valentemente o corpo de Jesus e recebeu seu coração
cheio de amor pela humanidade E assim, indicava o
verdadeiro caminho do Reino de Deus.
valentemente o corpo de Jesus e recebeu seu coração
cheio de amor pela humanidade E assim, indicava o
verdadeiro caminho do Reino de Deus.
Terminada a narrativa,
Simão silenciou, comovido.
E depois de uma pausa,com
lágrimas nos olhos, ele
concluiu:
concluiu:
- Em
verdade, meus amigos, todos nós podemos
dirigir a Deus as preces mais diversas.
dirigir a Deus as preces mais diversas.
No entanto,
todos precisamos saber esperar e
Compreender as respostas de Deus.
Compreender as respostas de Deus.
PAULO NUNES JÚNIOR
Trabalho muito legal! Parabéns pela criatividade!
ResponderExcluirParabéns Pró!
ResponderExcluirBelo trabalho!
Felicidades para você e seus alunos.
PARABÉNS!!!! AMEI
ResponderExcluirMuito criativo o seu trabalho! Adorei! Parabéns!!!!!!!!!!!1
ResponderExcluirAmei suas ideias. Muito criativa...Amei! Parabéns!!!
ResponderExcluirParabéns pelo trabaho! É tão bonito ver professores empenhados em fazer o melhor pelos seus alunos e principalmente, compartilhando estes trabalhos para servir de inspiração ao próximo!!!
ResponderExcluirParabéns, muito bacana essa interação das crianças. Realmente um belo trabalho!
ResponderExcluirMuito interativo esse jogo de ações,parabéns!
ResponderExcluirExemplo de vida, é muito importante para cada um de nós repensar no nosso dia a dia, parabéns.
ResponderExcluirAdorei as dinâmicas bastante criativa
ResponderExcluirAmei a criatividade das dinâmicas.
ResponderExcluirAmei essa dinâmica,pois envolve os sentimentos dos alunos! parabéns!
ResponderExcluir